quinta-feira, 30 de abril de 2015


      As Castanholas são um instrumento criado por fenícios há mais três milênios , que foi introduzido no mediterrâneo através do mercado marítimo .
    É constituído por dois pedaços de madeira de castanheiro em forma de prato fundo, perfurado e ornamentado com uma fita que se coloca em redor do polegar. O seu nome deriva do seu formato, que lembra uma castanha.
   As castanholas emitem um som seco e oco, de entoação imprecisa. São de origem espanhola, se bem que sejam conhecidas desde o tempo dos Romanos, são populares também em Portugal, assim como alguns países hispano-americanos.
Resultado de imagem para castanhola
    Marimba é um instrumento idiofone de percussão que é parece muito com o xilofone e o Glockenspiel , porém , ele tem lamelas de madeira que produzem som doce e melodioso .
    Sua Origem é africana que já existe a mais de 100 anos , foi também as Américas , onde se popularizou na Guatemala , México e Nicarágua.
   O instrumento geralmente é tocado com duas a seis baquetas revestidas de lã ou feltro, podendo ainda ser percutido com as mãos
. 
    O Glockenspiel é um instrumento  idiofone percussivo, definido como altura e som determinado.Glockenspiel significa do alemão Jogo de sinos.
    é um metalofone portátil , ou seja , você querido leitor pode leva-lo onde quiser . Ele possui teclas de metal que estão na mesma disposição do piano , com a diferença que você o toca com uma banqueta de "cabeça" dura em madeira .  

Pandeiro



São geralmente circulares (por exemplo, na pandeireta), mas podem ter outros formatos (por exemplo, quadrangular no adufe). Enfiadas em intervalos ao redor do aro, podem existir platinelas (soalhas) duplas de metal, ou não (por exemplo, no tamborim). Pode ser brandido para produzir som contínuo de entrechoque, ou percutido com a palma da o e os dedos.
Pandeiro é o nome dado a alguns instrumentos musicais de percussão qu
e consistem numa pele esticada numa armação (aro) estreita, que não chega a constituir uma caixa de ressonância.

Apito


Apitos
Apito é instrumento associado a autoridade, guardas de trânsito, pedido de socorro, árbitros de esportes e mestres de grupos de percussão.São instrumentos de alta ressonância e produzem som de duas maneiras: apenas o ar através do corpo do instrumento e a segunda através do choque da "bolinha" dentro do corpo do instrumento com o corpo. Existem também apitos que são construidos visando reproduzir canto de pássaros construidos por índios e há registro ainda de instrumentos com essas características em diversas civilizações antigas.

Caixa

Caixa, na designação original em inglês, snare drum é um tipo de tambor bimembranofone composto por um corpo cilíndrico de pequena seção, com duas peles fixadas através de aros metálicos, uma esteira de metal, constituída por pequenas molas de arame colocada em contato com a pele inferior, que vibrar através da ressonância produzida sempre que a pele superior é percutida, produzindo um som repicado, característico das marchas militares.Atualmente seu uso se estendeu a praticamente todos os estilos musicais ocidentais, sendo elemento essencial na bateria, onde é usada geralmente na marcação dos contratempos ou na executação de células rítmicas ou exercícios musicais mais complexos.
Seu uso é freqüente no rock, pop e no jazz, sendo também presença habitual nas seções de percussão das orquestras.
Caixa de Guerra

Conga

Congas - "Tambor" semenlhante ao "atabaque" usado em par ou trio, sustentado em suportes para que o instrumentista toque em pé. Com suas origens provenientes da África, a conga chegou a Cuba na época da escravidão e foi popularizado pela mídia americana no início de 1900.
É um dos instrumentos de percussão mais populares em todo o mundo. Embora sejam mais características de ritmos afro-latinos como guaganco, merengue e salsa, as congas são usadas em orquestras e até no rock e pop. Sua popularidade é tal que é o instrumento que melhor representa a imagem da percussão. É, afinal, o instrumento preferido de muitos percussionistas.Congas

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Bongô

Bongô é um instrumento musical do tipo membranofone, composto por dois pequenos tambores unidos entre si.
 Em geral abertos na extremidade oposta da pele e o corpo é geralmente cônico e constituído de várias peças de madeira encaixadas e presas por um ou mais anéis metálicos, numa construção semelhante a um barril. Encontram-se
 também menos frequentemente, bongôs que são feitos de uma única peça de madeira escavada ou de meia seção de um coco ou cabaça.

Prato (ou címbalo)

Prato ou címbalo é o nome genérico atribuído a vários instrumentos musicais de percussão, construídos a partir de umaliga de metal, geralmente, à base de bronzecobre e/ou prata. Podem ser percutidos com um par de bastões chamados debaquetas, ou golpeando-se cada um dos pratos contra o outro, deixando-os depois vibrar livremente, ou ainda abafando a vibração imediatamente após o impacto, de acordo com o efeito desejado.

Reco-reco

Reco-reco ou dikanza é um termo genérico que indica os idiofones cujo som é produzido por raspagem. Há dois tipos básicos de reco-reco. O brasileiro, que é feito de aço, e o de madeira de origem angolana, muito comum em estilos de música latino-americanos como a cumbia e a salsa.O reco-reco típico do Brasil, por sua vez, é comummente utilizado em grupos de samba/pagode ou em baterias de samba-enredo. Consiste numa caixa de metal com duas ou três molas de aço esticadas sobre o tampo, contra as quais é friccionada uma baqueta de metal.

Chocalho

Chocalho é o nome genérico para vários instrumentos musicais, mais precisamente idiofones de agitamento, que consistem num recipiente oco que contém pequenos objectos no seu interior. Entre os instrumentos que se podem considerar como chocalhos, temos o chocalho propriamente dito, as maracas, o ganzá, o caxixi, o xique-xique, o naná etc.. O chocalho propriamente dito consiste num cilindro comprido oco, geralmente de metal, com objetos no seu interior (conchinhasmissangassementes etc.).

Xilofone

Xilofone é o nome genérico para vários instrumentos musicais, mais precisamente idiofones percutidos, que consistem em várias lâminas de madeira dispostas cromaticamente. Xilofone propriamente dito é um instrumento musical definido como de percussão, de altura definida ou de som determinado.Compõe-se de uma seqüência ordenada de placas de madeira, dispostas de maneira análoga às teclas de um piano. Desta maneira, as placas de madeira de som mais grave estão à esquerda do executante e, em direção à direita, as notas vão tornando-se agudas.Ksylofon ubt 0053.jpeg

Bateria

bateria é um conjunto de tambores (de diversos tamanhos e timbres) e de pratos colocados de forma conveniente com a intenção de serem percutidos por um único músico, denominado baterista, geralmente, com o auxílio de um par de baquetas,vassourinhas ou bilros, embora no caso de alguns executantes, possam também ser usadas as próprias mãos.Drum set.svg

Caxixi

caxixi é um instrumento idiofone do tipo chocalho, de origem africana. É um pequeno cesto de palha trançada, em forma de campânula, pode ter vários tamanhos e ser simples, duplo ou triplo; a abertura é fechada por uma rodela de cabaça. Tem uma alça no vértice. Possui pedaços de acrílicoarrozconchas ou sementes de Tinquim secas no interior para fazê-lo soar. É usado principalmente como complemento do berimbau. A mão direita que segura a vareta entre o polegar e o indicador, segura também o Caxixi, com o médio e o anular, Desta maneira, cada pancada da vareta sobre a corda é acompanhada pelo som seco e vegetal do Caxixi.

sábado, 25 de abril de 2015

Tímpano

O tímpano tem seu uso mais comum na orquestra, embora tenha presença marcante no jazz e em Bandas sinfônicas, além de proporcionar efeitos de sonoplastia. Sua evolução na música européia vai desde o par central barroco (sem pedal e com pele animal) ao século XX
Tímpano

Tamborim

Nas baterias das escolas de samba e em outros conjuntos usa-se o tamborim industrializado com um pequeno aro de metal ou acrílico recoberto por pele em uma das bordas e percutido com vareta de bambu, madeira ou plástico, medindo aproximadamente 5cm de altura por 15cm de diâmetro.
Também é popular no samba o tamborim com pele de couro, mas este tipo era mais usado antigamente. No entanto, muitos músicos ainda preferem o som do couro do que os de pele sintética.
Tamborim
Tamborim

Agogô

agogô

agogô é um instrumento idiofônico, ou seja, a vibração do corpo do instrumento que reverbera o som. Existem agogôs de materiais orgânicos, como côcos, mas o mais encontrado é o de metal. É classificado como instrumento de altura indeterminada. Compõe-se de duas, três ou até quatro "bocas" ligados entre si pelas vértices.
O agogô é encontrado no candomblé, na capoeira, no samba, no afoxé, no baião entre outros ritmos.                                                                               












fotos: www.percussionista.com.br

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Triângulo

       O triângulo é um instrumento de percussão  Idiofone produzido com metal e usado no folclore e em músicas como o forró . Por conta de seu som , também é chamado de Tengo-tengo .ele pode ser incluível em orquestras na seção de percussão e em bandas musicais .
      Também pode ser feito de alumínio além metal .Batendo com seu bastão em suas bases ele produz um som que poderá depender da posição da mão do Tocador.